Aprender inglês nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Mas você sabia que algumas dicas simples podem fazer toda a diferença no seu processo de evolução e, consequentemente, na sua carreira?
Mais do que um diferencial, hoje, saber um segundo idioma é fundamental para alcançar novos patamares no mercado de trabalho e na vida pessoal.
Viagens a turismo e lazer, viagens de negócios, uma reunião importante com clientes ou fornecedores estrangeiros, um email enviado pelo gerente da empresa alocado em outro país, alguma norma que precise ser seguida, assistir um filme no cinema ou até mesmo saber o que a letra de uma música quer dizer. Falar inglês está mais presente no nosso dia-a-dia do que nos damos conta.
Mas continue com a gente que vamos lhe ensinar métodos para que você comece do zero ou aprimore suas habilidades no que é conhecido como idioma universal.
Por que o Inglês é considerado o idioma universal?
Não foi por acaso que o Inglês, precedido pelo Francês até o final da Primeira Guerra Mundial, começou a ser difundido globalmente e sim, de forma intencional.
Como é de conhecimento popular, a coroa britânica era dominante no mundo todo, tendo sido responsável pela colonização dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, entre tantos outros.
Portanto, não é de se surpreender que essa colonização, por si só, já fosse responsável por essa expansão do idioma, visto que era a forma de comunicação, primeiramente comercial e, posteriormente, a língua de contato, entre essas localidades com o Reino Unido.
Porém, foi depois da Segunda Guerra Mundial que a influência dos Estados Unidos começou a se expandir de forma rápida e em larga escala. Seja por influência das produções cinematográficas, que, no passado, eram o principal meio de entretenimento, ou hoje em dia, em que qualquer pessoa tem um celular com acesso à múltiplos aplicativos de séries.
Não fosse suficiente, o passado conquistador dos Britânicos absorveu várias palavras dos territórios conquistados, assim como doou parte de suas palavras também, tanto que temos várias palavras em idiomas diferentes, que se olharmos a origem, veremos que têm a mesma raíz.
Outro ponto a ser considerado, é que, por estarmos convivendo diariamente com o Inglês, estamos um pouco mais familiarizados com algumas palavras e, em alguns casos, acabamos até por trazê-las para o Português e as “abrasileirarmos”.
Não é atoa que mais de 500 milhões de pessoas, não nativas, no mundo tem o inglês como segunda língua.
Como posso incorporar ainda mais o Inglês no meu dia-a-dia?
Estudos apontam que aprender Inglês todo dia um pouquinho é mais efetivo do que estudar duas ou três horas apenas em um dia.
Isso porque, estudar muito de uma vez só pode sobrecarregar o cérebro, enquanto que fracionar os estudos evita o esgotamento, ajuda a criar o hábito do estudo consistente, mantêm a mente motivada, além de ajudar na retenção das informações, fazendo com que o processamento e a fixação do conteúdo seja gradual.
Além de reduzir o estresse e a ansiedade associados com os estudos, aumenta a disciplina e o foco. Estudar todos os dias permite que o nosso cérebro faça conexões com os conteúdos previamente conhecidos, ajudando até na aplicação do que foi aprendido.
Veja algumas formas de aprender Inglês no seu cotidiano:
Escolha o Sotaque
Como o inglês tem diversos sotaques, veja vídeos, ouça entrevistas, e escolha qual deles você tem preferência, seja pela sonoridade ou pelo qual você terá mais contato e foque nele.
Use Post-its
Cole post-its pela casa com os nomes dos objetos em inglês, assim você consegue fazer uma associação visual entre nome e objeto. Se preferir, escreva a pronúncia também e leia em voz alta quando passar por eles.
Troque o idioma
Troque o idioma do seu celular, tablet e televisão para inglês para que você se familiarize com os aplicativos mais utilizados e as suas funcionalidades.
Assista filmes e séries
Comece assistindo filmes e séries com o idioma em inglês e sem legenda, anote o que conseguiu entender.
Depois, assista novamente com o áudio e a legenda em inglês. Perceba como as palavras são pronunciadas, tente falar junto com a legenda e veja se consegue entender mais alguma coisa.
Logo após, assista uma terceira vez. Dessa vez com o áudio em inglês e a legenda em português e confira se o que você entendeu, realmente estava certo.
Ouça músicas
Ouça músicas em inglês. Anote as palavras que você ache curiosas e tente formar frases diferentes com essas palavras, tente fazer isso com pelo menos uma palavra por dia.
Leia a letra das músicas em inglês que você mais gosta e tente cantar junto.
Assista vídeos
Se o seu nível for iniciante, assista vídeos de desenhos infantis no Youtube com o áudio em inglês. Eles são ótimos para essa fase e para aquisição de vocabulário.
Aproveite o processo
Não tenha pressa, aproveite o processo de aprendizagem, se divirta com os seus erros e aprenda com cada tropeço.
Não tenha vergonha
Por último, mas, talvez o mais importante, não tenha vergonha!
Apesar de muitos alunos de inglês acabarem não se expondo por vergonha de falar errado, mas não tenha medo. Quantas vezes vemos estrangeiros, no Brasil, falando errado? Então, da mesma forma que entendemos que eles estão se esforçando para se comunicar, os falantes de inglês também entenderão o seu esforço.
Como o processo de aprendizagem acontece?
Para entendermos como é o processo de aprender inglês, precisamos considerar uma criança recém nascida.
Quando um bebê nasce, ele não fala, não lê e muito menos escreve. Ele passa por um período de mais ou menos um ano recebendo estímulos auditivos e visuais 100% do tempo, até que aprenda a falar algumas palavras aleatórias e sem contexto.
Depois desse período de um ano, ele começa a aprender a juntar algumas palavras para tentar contar alguma coisa, algum desejo. Essa fase dura em torno de 2 a 3 anos.
Por volta dos seus 4 ou 5 anos, o bebê vai começar a conseguir contar histórias um pouco mais longas, com frases melhor elaboradas.
Ao passo que, a partir dos 6 anos, começa o processo de alfabetização, ou seja, a criança começa a aprender as letras, a juntá-las e a começar a ler e escrever palavras e frases, um processo que dura até seus 10, 11 anos para ficar mais independente e confiante.
Isso, se tratando de uma criança, em seu país de língua nativa e recebendo estímulos constantes.
Agora, se pensarmos em um adulto começando a aprender um novo idioma, com pouco estímulo do ambiente de convívio e com apenas 1 ou 2 horas de aula por semana, é praticamente impossível que em 6 meses ele esteja fluente como muitos cursos prometem.
Aí que as dicas que passamos acima entram, incorporando no seu dia-a-dia e buscando meios de integrar o inglês na sua rotina, esse processo acontece de forma muito mais fluida e eficiente.
Mas eu só posso aprender Inglês?
Evidentemente que não! Hoje em dia, grandes empresas buscam por pessoas bilíngues ou até poliglotas, especialmente para cargos que a representem fora do país, fora que, em viagens, você tem a oportunidade de se comunicar com ainda mais pessoas e vivenciar ainda mais experiências.
Atualmente existem mais de 7.000 línguas! Escolher entre os idiomas mais falados no mundo é o ideal, afinal, será mais fácil de encontrar material de aprendizado disponível e até pessoas para se comunicar.
Por isso, temos uma lista com os top 5 idiomas mais falados para que você possa escolher seu segundo ou terceiro idioma:
Inglês
Em 2021, mais de 1,132 bilhões de pessoas falavam inglês fluentemente. Ou seja, mais de 14% da população mundial, corroborando para o seu título de idioma universal.
Chinês/Mandarim
Contando com mais de 1.120 bilhões de falantes, o Mandarim vem em segundo lugar do ranking. O idioma oficial da China, que possui cerca de 918 milhões de falantes nativos, não é realmente um idioma. Na verdade, o Mandarim é a junção de vários dialetos chineses, sendo considerado uma das línguas mais difíceis do mundo, perdendo somente para o Árabe.
Hindi
Todo brasileiro que já ouviu falar de novelas, já ouviu falar de “Caminho das Índias”, não é? Pois bem, o Hindi é uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo, ficando em 3º lugar no nosso ranking.
Espanhol
Perdendo somente para o Inglês, o Espanhol é o segundo idioma mais estudado do mundo. Sendo o idioma oficial de de 22 países, e devido à alta taxa de imigração, o Espanhol ocupa o quarto lugar da nossa lista com mais de 534 milhões de falantes.
Francês
Sim, o idioma considerado por muitos como o mais romântico do mundo fica em 5º lugar no ranking. Com seus mais de 280 milhões de falantes pelo mundo, sendo o idioma oficial de 30 países. Graças à sua expansão colonial, podemos citar países como República do Congo, Senegal, Mônaco e Benin, além da França.
É pensando justamente na pluralidade de opções, que o nosso time especializado está pronto para te aconselhar e te instruir da melhor forma possível para que você alcance a fluência o quanto antes. Preencha os campos abaixo e um especialista do nosso time entrará em contato!