O Super Mundial de Clubes está para começar e, para você não perder nada, fizemos um guia com tudo que você precisa saber!
O campeonato acontecerá nos Estados Unidos, entre 14 de junho e 13 de julho de 2025 e reunirá 32 dos principais times do mundo!
A Copa de Clubes de 2025 será a primeira edição desse torneio que acontecerá a cada quatro anos e será organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol).
Antes programado para 2021, o Super Mundial de Clubes precisou ser adiado devido à pandemia do COVID-19, tendo sido, então, definido o ano de 2025 para a realização do campeonato. Desta forma, o formato escolhido foi semelhante ao usado para as Copas do Mundo das seleções até 2022, com o diferencial de que não haverá terceiro lugar.
Como os times foram selecionados?
Em 2023, a FIFA estabeleceu regras contendo critérios objetivos para a definição das equipes selecionadas. O país-sede do torneio recebeu uma vaga, assim como a Confederação de Futebol da Oceania (OFC). As confederações Asiática (AFC), Africana (CAF) e da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) receberam 4 vagas cada. Com 6 vagas, ficou a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e com o maior número de vagas, 12, ficou a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).
Como princípio da lista de classificados para o torneio, um período de 4 anos (2021 a 2024), foi considerado.
A confederações que receberam apenas uma vaga, tiveram eleitos os clubes que melhor foram classificados entre as principais competições de clubes da federação, nesse período de 4 anos.
Já as confederações que tiveram quatro vagas, os últimos quatro campeões das principais competições foram classificados.
Por último, mas não menos importantes, as confederações com mais de 4 vagas, tiveram classificados seus últimos quatro vencedores dos seus principais campeonatos.
Os clubes adicionais foram ranqueados com a mesma base de 4 anos, ou seja, caso algum time fosse vencedor de mais de uma edição da respectiva competição (nesse período estabelecido), as confederações adotariam critérios esportivos para essa classificação.
Quais será o formato do campeonato?
O formato do Super Mundial de Clubes 2025 será o mesmo adotado pela FIFA para a Copa do Mundo de Seleções de 1998 a 2022. Ou seja, 32 clubes foram separados em 8 grupos, cada um contendo 4 times participantes.
Na fase de grupo, os critérios tradicionais foram aplicados, ou seja, 3 pontos por vitória, 1 ponto em caso de empate e 0 em caso de derrota. Os times avançarão de acordo com sua pontuação. Cada time jogará uma vez contra o outro e os dois melhores times de cada grupo avançam e se classificam para as oitavas de final.
Em caso de empate na pontuação dentro de um mesmo grupo, critérios como saldo de gols obtidos ou sofridos podem ser aplicados para que a equipe possa seguir na competição.
As oitavas de final serão compostas de jogos mata-mata, ou seja, jogo único até que os finalistas e, eventualmente, o campeão, sejam definidos. Uma curiosidade é que nesse campeonato não haverá partida para disputar o terceiro lugar.
Vale lembrar que nas fases eliminatórias, se os placares estiverem iguais ao final do tempo regular de jogo, acontecerá a prorrogação, ou seja, 2 tempos de 15 minutos cada. Caso, ao fim da prorrogação, o jogo ainda esteja empatado, uma disputa de pênaltis será realizada, sendo 5 chutes para cada time. Ao final das 5 cobranças de pênaltis, se o saldo continuar igual, começa uma disputa de mata-mata.
Quais Clubes foram selecionados?
Uma vez que as vagas de cada confederação foram distribuídas, tivemos os 32 clubes selecionados para o Super Mundial de Clubes.
Como vaga por ser o país-sede, Estados Unidos, tivemos o Inter de Miami e da OFC, tivemos o Auckland City, da Nova Zelândia.
Das confederações AFC (Asiática), os clubes selecionados foram Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ain (Emirados Árabes Unidos) e Ulsan (Coréia do Sul).Os clubes da CAF (Africana), foram Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Espérance de Tunis (Tunísia) e Mamelodi Sundowns (África do Sul). Já a CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) teve os times Monterrey e Pachuca (México) e Seattle Sounders e Los Angeles FC (Estados Unidos) selecionados.
A CONMEBOL (América do Sul), por sua vez, teve os times Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo (Brasil), River Plate e Boca Juniors (Argentina) classificados.
Os 12 times da UEFA (Europa) foram: Chelsea e Manchester City (Inglaterra), o Real Madrid e Atlético de Madrid (Espanha), Bayern de Munique e Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Internazionale e Juventus (Itália), Porto e Benfica (Portugal) e Red Bull Salzburg (Áustria).
Como ficou a divisão dos Grupos?
Grupo A
- Palmeiras (Brasil – CONMEBOL – campeão Copa Libertadores da América 2021)
- Porto (Porto – UEFA – via ranking)
- Al Ahly (Egito – CAF – campeão Liga dos Campeões 2020/21 e 2022/23)
- Inter Miami FC (EUA – CONCACAF – campeão Supporters’ Cup da MLS 2024)
Grupo B
- Paris Saint-Germain (França – UEFA – via ranking)
- Atlético de Madri (Espanha – UEFA – via ranking)
- Botafogo (Brasil – CONMEBOL – campeão Copa Libertadores 2024)
- Seattle Sounders FC (EUA – CONCACAF – campeão Liga dos Campeões 2022)
Grupo C
- Bayern de Munique (Alemanha – UEFA – via ranking)
- Auckland City (Nova Zelândia – OFC – via ranking)
- Boca Juniors (Argentina – CONMEBOL – via ranking)
- Benfica (Portugal – UEFA – via ranking)
Grupo D
- Flamengo (Brasil – CONMEBOL – campeão Copa Libertadores da América 2022)
- Espérance (Tunísia – CAF – via ranking)
- Chelsea (Inglaterra – UEFA – campeão Liga dos Campeões 2020/21)
- Los Angeles FC (EUA – CONCACAF – campeão repescagem vs América do México)
Grupo E
- River Plate (Argentina – CONMEBOL – via ranking)
- Urawa Red Diamonds (Japão – AFC – campeão Liga dos Campeões 2022)
- Monterrey (México – CONCACAF – campeão Liga dos Campeões 2021)
- Internazionale (Itália – UEFA – via ranking)
Grupo F
- Fluminense (Brasil – CONMEBOL – campeão Copa Libertadores da América 2023)
- Borussia Dortmund (Alemanha – UEFA – via ranking)
- Ulsan HD (Coreia do Sul – AFC – via ranking)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul – CAF – via ranking)
Grupo G
- Manchester City (Inglaterra – UEFA – campeão Liga dos Campeões 2022/23)
- Wydad AC (Marrocos – CAF – campeão Liga dos Campeões 2021/22)
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos – AFC – campeão Liga dos Campeões 2024)
- Juventus (Itália – UEFA – via ranking)
Grupo H
- Real Madrid (Espanha – UEFA – campeão Liga dos Campeões 2021/22)
- Al Hilal (Arábia Saudita – AFC – campeão Liga dos Campeões 2021)
- Pachuca (México – CONCACAF – campeão Liga dos Campeões 2024)
- FC Salzburg (Áustria – UEFA – via ranking)
Quais são os estádios em que os jogos acontecerão?
Foram selecionados doze estádios dos Estados Unidos para receberem os jogos do Super Mundial de Clubes.
A partida inicial será no Estádio Hard Rock em Miami entre Al Ahly e Inter Miami FC. Já a partida do título será no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Nova York.
Os estádios estão distribuídos entre 11 estados. O Mercedes-Benz Stadium fica em Atlanta, na Geórgia. Já o TQL Stadium fica em Ohio. O Bank of America Stadium fica na cidade de Charlotte na Carolina do Norte, enquanto o Rose Bowl Stadium fica em Los Angeles, na Califórnia.
A Flórida, por sua vez, é casa para três estádios: o Hard Rock Stadium em Miami, como mencionado anteriormente, Camping World Stadium e o Inter&Co Stadium, ambos em Orlando. A cidade de Nashville, no Tennessee, abriga o GEODIS Park, a cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia abriga o Lincoln Financial Field e, Seattle, em Washington, o Lumen Field. Já em Washington, D.C., fica o Audi Field e, por último, o estádio da final, o MetLife Stadium, em Nova York.
Como será a Premiação?
O anúncio da FIFA foi de que a premiação total para a competição será de 1 Bilhão de dólares (em torno de R$5 bilhões dependendo da cotação do dia).
“A Copa do Mundo de Clubes da FIFA não será apenas o auge do futebol de clubes, mas também uma demonstração vívida de solidariedade que beneficiará os clubes em uma escala que nenhuma outra competição jamais fez. Toda a receita gerada pelo torneio será distribuída aos clubes participantes e por meio da solidariedade dos clubes em todo o mundo, já que a FIFA não ficará com um único dólar. As reservas da FIFA, que estão lá para o desenvolvimento do futebol global, permanecerão intocadas.” — Gianni Infantino, presidente da FIFA, sobre a premiação.
Haverá troféu?
Além da premiação em dinheiro, uma taça foi desenvolvida para presentear o campeão do Super Mundial de Clubes. O troféu criado pela joalheria Tiffany & Co., apesar de moderno, foi inspirado no passado. Acompanhando o troféu, a FIFA também divulgou o hino da competição que será a música “Freedom from Desire” da cantora Gala Rizzatto e o emblema oficial, este, inspirado na cultura do futebol.
O Troféu será entregue na partida final, no estádio MetLife Stadium, em Nova York.
Ainda consigo comprar ingressos? Onde assistir?
Calma, torcedor. Você ainda consegue comprar ingressos para o Mundial de Clubes 2025 no site da FIFA, é necessário apenas fazer um registro no site.
Caso ir para os Estados Unidos não esteja nos planos, existem algumas opções disponíveis para assistir aos jogos de casa.
Em dezembro de 2024, a FIFA acordou com a DAZN a transmissão mundial e gratuita de todos os jogos, sendo possível assistir em vários idiomas. No entanto, no Brasil, a Cazé TV transmitirá ao vivo todos os jogos, bem como reprises e programas de comentários nos intervalos.
A História
A Copa Intercontinental foi substituída pela Copa Mundial de Clubes. Sendo considerado um tira-teima entre os grandes campeões da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América, a Copa Intercontinental teve 43 edições até 2004.
Porém, em 2019, Gianni Infantino, presidente da FIFA anunciou a criação de uma competição que ocorreria a cada quatro anos, com a presença de 24 times. Na época, seriam oito equipes da Europa, seis da América do Sul e o restante, dos demais continentes.
Planejada para 2021, o Mundial de Clubes já substituiria, também, a Copa das Confederações, visto que tanto o público, quanto a mídia tiveram pouca adesão da competição. Acontece que a pandemia do COVID-19 atrasou um pouco os planos da FIFA, nos trazendo para o ano de 2025 com uma proposta ligeiramente diferente.
E aí, estamos todos ansiosos para o início da competição? Pois deixe seu nome e email abaixo e fique por dentro de todas as informações do torneio e dos horários dos jogos.